Notícias
img
26/11/2020
Fazendo ciência na escola
Alunos do Sapiens de Araraquara apresentam trabalhos em congresso de iniciação científica

Nesse mês de novembro, os alunos do Collegium Sapiens de Araraquara participaram do XV Congresso de Iniciação Científica da Uniara. Eles apresentaram dois trabalhos diferentes. O aluno Caetano Albuquerque Perez Neto, do 2º Ano do Ensino Médio, foi responsável pelo trabalho "Desenvolvimento de modelo molecular para a compreensão da estrutura de polímeros termoplásticos e termo fixo", enquanto a aluna Isabella Puccinelli Pipoli, do 1º Ano, apresentou outro intitulado "Desenvolvimento de um game para o aprendizado de modelos atômicos".

A pesquisa começou no início deste ano e contou com a orientação do professor Estêvão Furquim do Collegium Sapiens, além dos professores André Capaldo Amaral e Eliane Trovatti da Uniara. Foi a primeira experiência dos alunos no campo da pesquisa científica e eles ficaram extremamente empolgados com a ideia.

O trabalho foi muito bem avaliado pelos responsáveis pelo congresso e despertou a curiosidade dos colegas e da comunidade escolar. A participação dos alunos do Sapiens no Congresso de Iniciação Científica da Uniara faz parte de um projeto de parceria entre a escola e a universidade que se iniciou com o projeto Ciência na Escola, onde diversas escolas da cidade apresentaram projetos em uma feira de ciências no CEAR, onde alguns alunos do Collegium Sapiens e de escolas públicas foram selecionados para participar do projeto de iniciação científica e apresenta-los no congresso.