Notícias
img
24/06/2022
Conscientizando sobre o bem-estar animal
Cachorrinha resgatada faz sucesso em palestra do Projeto Socioemocional

Na última terça-feira (14), os estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental do Sapiens Araraquara puderam se inteirar das atividades da ONG SOS Melhor Amigo e das políticas públicas do município acerca do bem estar animal em uma atividade coordenada pela professora Celiana Novaes, responsável pelo Projeto Socioemocional desenvolvido pelo Sapiens.

Eles receberam a visita da coordenadora executiva do bem-estar animal do Município de Araraquara, Carolina de Mattos Galvão e da presidente da ONG SOS Melhor Amigo, Betty Roedel Peixoto, que foi acompanhada da cachorrinha Mariazinha, resgatada pela ONG e adotada por ela.

Durante a palestra, os estudantes aprenderam sobre o que fazer com os animais sem tutores, sobre o protocolo de recolhimento do município de Araraquara e sobre as formas de contribuir para a redução do abandono dos maus tratos na cidade.

A professora Celiana explica que a atividade foi proposta porque um dos objetivos do Projeto Socioemocional desenvolvido no Collegium Sapiens, é estimular a empatia e a solidariedade. “Propus aos alunos fazermos uma ação para ajudar alguma entidade e eles escolheram ajudar animais de rua foi então que começamos a nos organizar”.

Mas a atividade não se encerrou com a palestra. “Agora, eles estão fazendo docinhos e vendendo durante os intervalos para que o dinheiro arrecadado seja revertido em ração ou outras necessidades da ONG SOS Melhor amigo com a qual eu estabeleci o contato”, conta Celiana.

A SOS Melhor Amigo existe desde 2011 e atualmente faz um trabalho social para protetores e famílias carentes e seus animais, distribuindo consultas veterinárias, remédios, terapias, exames, ração, castração e transporte para os animais em situação de risco.

Para Betty Roedel Peixoto, presidente da organização, uma das coisas mais desafiadoras do projeto é retomar o contato com os voluntários para as ações presenciais que acabaram por se afastar devido ao período de isolamento durante a pandemia e ainda não retornaram totalmente, o que tem impedido a ONG de continuar realizando a distribuição de remédios para vermes, pulgas e carrapatos, corte de unhas, limpeza de orelhas dos animais nos bairros mais afastados. “Chegávamos a atender em média 500 animais numa manhã de domingo”, relata a voluntária.

Betty ainda conta que se sentiu muito feliz em sentir a participação e o interesse das crianças e principalmente em perceber nelas o sentimento de querer fazer o melhor para seus animais. Mas quem parecia satisfeita mesmo era a Mariazinha, uma “pincherlata” (mestiça de pincher e vira-lata) resgatada em situação de saúde muito frágil pela instituição e que foi adotada pela Betty. A Mariazinha foi a sensação do encontro e recebeu todo o carinho dos alunos.
A participação da Mariazinha foi perfeita para o encontro, cuja ideia principal era sensibilizar e conscientizar os estudantes sobre a importância dos cuidados com seus animais de estimação e dos que vivem nas ruas e em situação de risco e o envolvimento deles foi excepcional. “Adorei as flores e a cartinha de carinho recebida” , declara Betty.


Serviço:
A SOS Melhor amigo está recebendo doações de ração, fraldas geriátricas tamanho G ou Gg para um cãozinho tretaplegico, remédios ou qualquer valor em dinheiro pelo pix: 16 98188-8909