Notícias
img
22/04/2019
Sapiens adota a metodologia Mind Lab e incorpora formas inovadoras de aprendizado integrado às suas práticas de ensino
Com mais de 1.000 escolas parceiras, a Mind Lab tem como propósito desenvolver habilidades sociais, emocionais, cognitivas e éticas de forma integrada.

Muito se tem falado em metodologias ativas de ensino, gameficação e outras formas de aprendizado que procuram dialogar de maneira mais efetiva com a complexidade do mundo atual. No entanto, é preciso estar atento às estratégias criadas com esse intuito e analisá-las com cuidado antes de incorporá-las aos processos educacionais.

Foi a partir da avaliação da confiabilidade do método e baseado na experiência já desenvolvida com sucesso em diversas instituições de ensino que o Sapiens optou pela adoção da metodologia Mind Lab, criada em 1994 com a proposta de desenvolver habilidades para a vida por meio do uso de jogos de raciocínio. A metodologia Mind Lab parte do pressuposto de que uma experiência concreta e intensa promove o maior engajamento do aluno.  

O jogo é um dos exemplos mais completos para compreendermos esta ideia, pois nos envolvemos emocionalmente nele, nos divertimos e em alguns deles, também interagimos de forma colaborativa com as pessoas e temos a nossa imaginação estimulada. Muitas pesquisas já foram realizadas no sentido de demonstrar a eficácia do jogo na formação e aplicação de estratégias de pensamento.

A metodologia Mind Lab trabalha justamente no terreno da estimulação do aprendizado e na simulação de situações desafiadoras da vida real, procurando estimular no aluno a capacidade de pensar de forma reflexiva, desenvolver as habilidades básicas do raciocínio lógico e matemático, construir estratégias para resolução de problemas, estimular habilidades de comunicação verbal e promover modelos para tomada de decisões.

A Mind Lab têm sido trabalhada junto às crianças nos 4 anos da Educação Infantil, estendendo-se até a última série do Ensino Médio. No Collegium Sapiens, na unidade de São Carlos, a metodologia envolve desde a Educação Infantil até o 8º ano do Ensino Fundamental e na unidade de Araraquara, do 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental.
Da Educação Infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental as atividades da Mind Lab são desenvolvidas pela professora regular em sala de aula, enquanto que no segundo ciclo do Ensino Fundamental os alunos tem uma aula por semana dentro da grade curricular com atividades desenvolvidas pela educadora Celiana Novaes. Todas as educadoras envolvidas com as atividades da metodologia participam de cursos de capacitação com um profissional da equipe Mind Lab que vem à Escola todos os meses.

Celiana conta que existe uma sequência mais ou menos regular para as atividades desenvolvidas durante as aulas. “A cada novo jogo a ser aplicado há uma aula introdutória para despertar o interesse dos alunos, seja através de uma dinâmica no pátio, uma história contada, um vídeo, uma brincadeira, etc. Depois apresentam-se as regras do jogo utilizando o portal Mind Lab. Em seguida, os alunos são organizados para jogar com os jogos de tabuleiro, os mais diversos (em geral são 8 jogos ao longo do ano, mais 4 das Olimpíadas Mind Lab). Em um outro momento, numa roda de bate-papo, fazemos a transcendência, que é uma conexão do objetivo do jogo para as situações do nosso dia a dia (Por exemplo: no jogo era importante economizar recursos para atingir o objetivo, então pensamos o que são os recursos em nossas vidas – a água, o conhecimento, as economias, etc. – e refletimos como podemos preservar, economizar, etc.). Para finalizar (para as turmas dos 5ºs aos 8ºs anos realizamos a Aproximação com a Matemática. Através do jogo físico, percebemos situações de matemática (equações, frações, geometria, etc.) e realizamos atividades em folhas de exercícios.”

As atividades da Mind Lab, embora não tenham uma relação direta com as do projeto Escola da Inteligência que o Sapiens desenvolve paralelamente, também tem como foco o desenvolvimento do aluno como um ser pensante, independente e conectado como o mundo que o cerca, que saiba valorizar o conhecimento, mas principalmente saiba como usar esse conhecimento para o bem comum. Para saber mais sobre a metodologia Mind Lab, acesso o site https://www.mindlab.com.br.