Notícias
img
09/12/2019
Evento promove o altruísmo e a empatia no Sapiens
Feira do Bem envolve alunos em atividades de compartilhamento e solidariedade

No dia 23 de novembro, toda a unidade do Ensino Fundamental de São Carlos, esteve mobilizada na organização de uma feira que teve como proposta principal “fazer o bem”. O evento que fez parte das ações ligadas ao projeto Escola da Inteligência, coordenado pela professora Celiana Novaes, contou com a participação de alunos do 1º ao 8º ano e envolveu professores, colaboradores e comunidade escolar.

A “Feira do Bem”, foi uma manhã repleta de atividades, um momento de culminância de ações que já estavam sendo desenvolvidas pelos alunos ao longo do ano, como a campanha do lacre, que arrecadou lacres de latas alumínio para a troca por cadeiras de rodas a serem doadas.

Outras campanhas foram lançadas especialmente para o evento. Uma delas foi a arrecadação de tampinhas de plástico duro para reciclagem. Ao todo, foram recolhidos 65 kg de material que foi pesado e exposto pelos alunos durante a feira e cujo valor conseguido com a venda será destinado ao Hospital do Câncer de Barretos.

Na oportunidade os alunos também arredaram material escolar usado, como lápis de cor, borrachas e cadernos que receberam os devidos cuidados das mãos dos alunos do 7º ano para compor os kits a serem doados para uma creche local. Houve ainda a arrecadação de brinquedos usados que recebeu a atenção dos alunos do 8º ano responsáveis pela limpeza e organização das doações.

A Feira do Bem também contou com um circuito de atividades pensadas de acordo com as diferentes faixas etárias dos estudantes. A turma do 8º ano ofereceu o seu tempo e conhecimento na confecção de slime (massa de modelar) para os alunos do 1º ao 3º ano, numa oficina onde a troca de experiências favoreceu o exercício da empatia e do altruísmo.

Oficinas de brincadeiras de rua chamaram a atenção dos mais novos e a culinária saudável encantou os alunos do 6º ano ao 8º ano que foram convidados a colocar a mão na massa, literalmente. Sessão de yoga e troca de livros também fizeram parte desse momento de compartilhamento de experiências. O grupo de escoteiros da cidade também foi convidado para contar um pouco sobre a atividade que desenvolvem, sua relação com o meio ambiente e propôs algumas dinâmicas envolvendo os alunos do Sapiens.

Houve ainda um momento de ambientação coletiva do espaço da escola, contação de histórias com temas ligados ao próprio bem-estar e ao do próximo, entre outras atividades que favoreceram o compartilhamento, a empatia e o altruísmo.

Para a professora Celiana, idealizadora do evento, a Feira do Bem foi uma síntese de tudo que vem sendo trabalhado ao longo do ano nas atividades do projeto Escola da Inteligência, em sala de aula. “Nós trabalhamos muito valores como o respeito, a solidariedade e a empatia. Esse momento favoreceu tudo isso”. O resultado foi envolvimento total dos alunos e a difusão da ideia de que as boas atitudes são sempre muito bem vidas. Uma manhã para motivar ações do bem todos os outros dias do ano.