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31/07/2019
As aulas recomeçaram. E agora?
Dicas para ajudar crianças e adolescentes a tirar o segundo semestre de letra.

O segundo semestre já começou e com ele vem a ansiedade e aquela expectativa de como lidar com a rotina de estudos, tarefas e responsabilidades da vida escolar. Para a maioria dos estudantes, o segundo semestre se apresenta como um momento para consolidar a conduta diante dos desafios que se apresentaram ao longo do primeiro semestre e isso não diz respeito apenas aos novos conteúdos do ano letivo, mas também aos relacionamentos interpessoais, ao modo de lidar com as rotinas, metodologias e linguagens, seja qual for a série.

Para as crianças menores, é importante que os pais ou responsáveis mostrem, a partir de exemplos práticos, que a rotina do período de aulas é muito diferente da rotina das férias e que isso irá demandar um esquema de horários diferenciado, que deverá ser reintroduzido de forma gradativa para que a criança consiga se adaptar a este momento de retorno ao ambiente escolar e também às regras de organização que foram abandonadas durante o período de férias.

Voltar à escola depois das férias pode ser algo sofrido para os pequenos, pois eles se acostumaram a uma rotina divertida, com horários mais flexíveis, algumas vezes sem horários para dormir ou acordar. O importante é conversar com a criança e explicar que a rotina não é algo ruim, estimulando-a e tranquilizando-a. Uma dica é lembra-la sobre o quando será divertido reencontrar os colegas de classe, aprender coisas novas e ter novas experiências.

A questão do sono é sempre algo a ser considerado nesta fase. O ideal é ir adaptando a criança aos poucos com os novos horários e fazer da regra “hora para dormir e acordar”, algo carinhoso, acolhedor e participativo. Outro detalhe importante, no caso das crianças menores, é checar direitinho os materiais e itens necessários para o dia de aula com alguma antecedência, afim de evitar o stress na hora de ir para a escola.

Sair de casa um pouco mais cedo, também é algo que irá evitar o stress na criança e também no adulto, pois uma chegada tranquila, garantirá a adaptação ao ambiente de forma mais tranquila e consequentemente o melhor rendimento e envolvimento nas atividades escolares. É bom lembrar que essa dica deve ser considerada, não apenas nos primeiros dias de retorno às aulas, mas ao logo de todo o semestre.

Para os maiores, é importante conversar e se mostrar disponível para apoiar na construção de uma rotina de estudos saudável que começa com a presença nas aulas e dedicação aos estudos. Tanto a criança, como o adolescente precisam compreender que a rotina de estudos será predominante durante o período de aulas e com isso, as atividades de diversão e lazer, precisarão ser organizadas de uma forma diferente, mas não abandonadas.

A boa e velha agenda de papel também ajuda. Escrever os compromissos diários, ajuda a organizar-se mentalmente. Além disso, a agenda possibilita visualizar as atividades em seus respectivos horários fazendo perceber melhor o tempo e todas as responsabilidades e tarefas a serem cumpridas, bem como o espaço para o descanso e o lazer. No entanto, não basta ter uma agenda e anotar os compromissos e atividades, é preciso sempre lembrar-se de consulta-la.

Outra dica para os alunos maiores é manter o esquema com o horário das aulas em um local bem visível e fácil de consultar, antes de ir para a escola. Checar os materiais necessários com antecedência, todos os dias, também vale para evitar o stress, da mesma maneira que procurar sair de casa um pouco mais cedo para a aula, evita o stress ao longo do trajeto e na chegada.

Os estudantes também precisam ser estimulados a tirar as dúvidas no dia da aula e não acumular perguntas e questionamentos. Isso irá ajudar a manter o conteúdo sempre “fresquinho” na cabeça. Pedir ajuda aos colegas que conseguiram compreender melhor algum ponto da matéria, também é válido. Colaboração é sempre muito bem-vinda.

Ajude a criança ou adolescente a manter um local de estudos organizado em casa. Quanto mais tranquilo e silencioso for este espaço, melhor. Isso trará mais segurança e reforçará a disciplina necessária para a retomada da rotina de estudos. Ter um horário fixo para estudos e evitar o acesso aos celulares e outros dispositivos ajuda muito, mas cuidado para não fazer isso de modo a parecer uma punição. Explique que o celular irá desviar a atenção para outras coisas e isso irá dificultar o envolvimento com a atividade de estudo. Adotar algumas técnicas como o “método pomodoro”, que delimita um tempo de estudos com pausas e compensações, pode ser uma boa dica. Você pode consultar os detalhes sobre este e outros métodos na própria internet junto com a criança ou adolescente, isso o fará sentir-se responsável.

Não acumular trabalhos e exercícios, também é uma ótima maneira de se sentir estimulado a estudar e a acompanhar a progressão do conteúdo ao longo do semestre. Quando as atividades e exercícios são acumuladas, o estudante perde a oportunidade de ter suas dúvidas manifestadas e esclarecidas, o que poderá prejudicar muito seu desempenho e diminuir a compreensão e fixação de certos pontos.

Compreender que as avaliações e trabalhos também são uma oportunidade para melhorar o aprendizado e tirar o foco da nota como resultado, também ajuda a criança ou adolescente perceber que o objetivo é observar a progressão nas diferentes disciplinas e identificar as dificuldades que precisam ser superadas.

E o mais importante de tudo, fazer-se presente. Deixar que a criança ou adolescente perceba que tem o seu apoio nesta missão desafiadora e encantadora que é aprender. E que qualquer dificuldade encontrada, será enfrentada de maneira consciente e afetuosa. Demonstre para a criança ou adolescente que ele não está sozinho e que poderá sempre contar com você.