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30/03/2021
Protocolo de Biossegurança da Escola Fantasia Sapiens
A Escola Fantasia retornará com as aulas e atividades presenciais a contar de 5 de abril de 2021 e atenderá a presença máxima de 35% dos alunos matriculados. Veja aqui todos os procedimentos para uma volta segura!

PROTOCOLO DE BIOSSEGURANÇA DA ESCOLA FANTASIA

De acordo com o Decreto nº 12.519 de 18/03/2021, informamos que:
A Escola Fantasia retornará com as aulas e atividades presenciais a contar de 5 de abril de 2021 e atenderá a presença máxima de 35% (trinta e cinco) por cento do número de alunos matriculados.
Na primeira etapa da retomada o atendimento de período integral e estendido estarão suspensos. Atividades que implicam ou resultam em aglomeração de pessoas, tais como: eventos, comemorações e formaturas estão proibidas.


PROCEDIMENTOS E ORIENTAÇÕES GERAIS

1. Os alunos serão atendidos em grupos em sistema de rodízio diário respeitando o limite de 35%do número de alunos matriculados;
  1.1 Haverá o revezamento de grupo de alunos da mesma sala de aula alternando entre dias presenciais e atividades em casa (ensino híbrido);
  1.2 Não haverá troca entre as crianças do grupo a fim de manter o contato apenas entre   alunos do mesmo grupo.

2. No ensino fundamental, o rodízio de alunos nas salas ambientes não será utilizado. Cada turma/grupo terá uma classe fixa devendo apenas o professor se deslocar entre as classes, minimizando assim riscos de aglomerações e possibilidade de transmissão do vírus;
  2.1 Na Educação Infantil haverá um rodízio para a utilização dos espaços por grupos, sendo higienizados a cada troca de grupo;
  2.2 As atividades de educação física deverão ser realizadas na área externa ao ar livre. Ao   término de cada aula de educação física todo material que for utilizado, será higienizado.

3. As crianças deverão levar para a escola os itens estritamente necessários para uso no dia;
  3.1   Os alunos deverão levar material didático, estojo, kit de escovação, garrafa de água, talheres e máscaras para troca;
  3.2 Adornos como chaveiros, bichinhos e acessórios de mochila deverão ser evitados;
  3.3 Todos os itens enviados na mochila deverão estar higienizados;
  3.4 Não será permitido o envio de itens destinados à outras famílias através da mochila.

4. Todos os espaços da escola serão higienizados obrigatoriamente a cada mudança de turno.

5. Os espaços da escola serão mantidos, sempre que possível, com ventilação natural.

6. Professores, auxiliares e funcionários da escola deverão comunicar qualquer sintoma percebido nos alunos relacionados ao COVID-19, tais como, tosse seca, coriza, dor de cabeça, diarreia, vômito, aumento de temperatura ou queixa como ausência de paladar e olfato. Feito isso, a escola prosseguirá com as orientações do protocolo e fará contato com pais;
  6.1 No caso do aluno apresentar qualquer sintoma estando na escola, este será encaminhado imediatamente à sala destinada como enfermaria. Na Unidade Fantasia será a sala da Direção e na Unidade Petit a Brinquedoteca.

7. Para estimular a lavagem correta e frequente das mãos foram instalados informativos próximos às pias. Os secadores de mão elétricos foram desligados e substituídos pelo papel toalha que será descartado em lixeira própria com tampa. O incentivo à lavagem das mãos será contínuo principalmente nas seguintes situações: antes e após as refeições, antes e após aplicação de atividades, antes e após os cuidados de higiene pessoal das crianças pequenas, ao tossir ou espirrar, ir ao banheiro, manipular dinheiro, lixo ou tocar em superfícies de uso comum e antes e após a colocação ou troca de máscara;
  7.1 A cada 2 (duas) horas os alunos deverão higienizar suas mãos utilizando-se preferencialmente de água e sabão. A escola organizará uma rotina que possibilite essa ação.

8. O lixo será removido no mínimo 3 (três) vezes ao dia e descartado com segurança.

9. Os banheiros e lavatórios serão limpos no mínimo 3 (três) vezes por período, após a troca de turno e no fechamento da escola ou sempre que necessário;
  9.1 A escola disponibilizará borrifadores com álcool líquido 70º dentro dos banheiros para higienização dos assentos dos vasos sanitários antes e após o uso.

10. Superfícies que são tocadas por muitas pessoas, tais como, maçanetas, puxadores de porta, torneiras, pias, interruptores serão higienizados a cada troca de turno ou sempre que necessário.

11. A escola disponibilizará álcool gel 70º em todos os ambientes para uso de alunos e colaboradores.

12. Serão disponibilizadas máscaras de tecido com as orientações de higienização para todos os colaboradores;
  12.1 Na Educação Infantil além da máscara de tecido, os colaboradores utilizarão também o escudo facial (faceshield).

13. A escola orientará colaboradores e alunos sobre a etiqueta respiratória nos casos de espirros, tosses e uso correto das máscaras.

14. Os colaboradores da escola deverão ter atenção redobrada com as crianças pequenas em relação ao uso da máscara.
15. É proibido compartilhar objetos de uso pessoal, bem como abraços, beijos e apertos de mãos.

16. Os responsáveis deverão assinar o “Termo de compromisso e consentimento para retorno às atividades escolares presenciais” para o retorno do aluno.


ENTRADA / SAÍDA


1. Os horários de entrada e saída foram escalonados a fim de evitar aglomerações, conforme descrito abaixo:

  Educação Infantil (1º e 2º períodos) ENTRADA pelo portão B: das 7h20 às 7h30 (manhã) e das 13h20 às 13h30 (tarde);
  Educação Infantil (1º e 2º períodos) SAÍDA pelo portão B: das 11h20 às 11h30 (manhã) e das 17h20 às 17h30 (tarde);
  Ensino Fundamental (1º a 4º ano) ENTRADA pelo portão B: das 7h às 7h10 (manhã) e das 13h às 13h10 (tarde);
  Ensino Fundamental (1º ao 4º ano) SAÍDA pelo portão B: das 11h40 às 11h50 (manhã) e das 17h40 às 17h50 (tarde);
  Ensino Fundamental (5º ano) ENTRADA pelo portão B: das 7h às 7h10 (manhã) e das 13h às 13h10 (tarde);
  Ensino Fundamental (5º ano) SAÍDA pelo portão A: das 12h30 às 12h40 (manhã) e das 18h30 às 18h40 (tarde).

  1.1 Não será permitido que irmãos aguardem na escola a saída dos alunos do 5º ano, já que estes terão a 6ª aula nos dias presenciais.

2. O responsável pela entrada e saída dos alunos estará devidamente protegido com máscara e escudo facial (face shield) e orientará os alunos a realizarem a higienização das mãos com álcool gel 70º antes de serem direcionados para o local definido do dia.

3. O profissional realizará a aferição de temperatura e não será permitida a entrada de pessoas com temperatura acima de 37ºC;
  3.1 A escola fará a aferição de temperatura com termômetro de infravermelho devidamente   calibrado.

4. O uso de máscaras é obrigatório em todos os momentos e em todos os espaços da escola. Na Educação Infantil é recomendado o uso de máscaras (exceto para alunos menores de 2 (dois) anos de idade, cujo uso não é recomendado pelos órgãos de saúde). No Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Anos Finais o uso da máscara é obrigatório (a troca por uma nova deverá ocorrer a cada 3 (três) horas). As máscaras sujas serão devolvidas em saco plástico com a identificação “sujas”.
  4.1 Para facilitar a troca de máscaras e evitar o toque na face, alunos e colaboradores deverão manter seus cabelos presos.

5. Tapetes higienizadores estarão posicionados nas entradas das Unidades Fantasia e Petit Fantasia para a limpeza dos calçados.

6. Não será permitida a entrada de pais, mães e ou responsáveis no interior da escola. O aluno irá adentrar a escola, desacompanhado, ou, no caso das crianças pequenas ou que necessitam de cuidados 
especiais, acompanhadas de um profissional da própria escola. Os educadores e professores irão recepcionar seus alunos no portão de entrada e ou pátio/área externa de forma organizada seguindo critérios de distanciamento.

7. Não serão permitidas entradas fora do horário determinado por questões de segurança e organização;
  7.1 Neste momento a tolerância de 15 minutos oferecida pela escola será suspensa.

8. Pedimos aos pais que aguardem a abertura do portão da Unidade Fantasia no próprio carro para evitar aglomerações na calçada. Na saída, os pais devem aguardar na calçada sempre respeitando o distanciamento mínimo de 1,5 cm. Haverá marcações no piso com a orientação do distanciamento.

9. Ao término da aula, o aluno deverá aguardar ser chamado pelo profissional responsável pela entrada/saída e dirigir-se imediatamente para o portão de saída.

10. Caso o aluno tenha que aguardar o responsável em outro ambiente, será respeitado o distanciamento de 1,5m.

11. Solicitamos que os pais respeitem o horário de saída bem como o limite de distanciamento sinalizado na entrada da escola para aguardar o aluno em segurança.


RECEPÇÃO / SECRETARIA

1. O acesso à Secretaria e aos corredores da escola será restrito para que a aglomeração seja evitada. Colaboradores e alunos devem permanecer nos espaços definidos pelo rodízio.

2. A Secretaria, assim como os outros ambientes, será higienizada a cada troca de turno.


ATENDIMENTOS

1. Os contatos através de telefone, e-mail e vídeo conferência serão priorizados.
2. Visitas presenciais serão permitidas apenas com agendamento prévio. Receberemos no máximo dois visitantes por horário. Tanto o visitante quanto o atendente deverão estar protegidos de acordo com este protocolo de biossegurança.
3. Caso seja necessária reunião presencial com o responsável, esta será realizada por meio de agendamento prévio. O responsável será recepcionado e convidado a realizar a higienização das mãos com água e sabão e/ou álcool gel 70º e deve estar protegido com máscara. A reunião será realizada individualmente com no máximo dois responsáveis respeitando o distanciamento indicado pelos órgãos sanitários.


SALAS DE AULA

1. Nas salas de aula serão higienizados os materiais, móveis, maçanetas, brinquedos e utensílios com álcool líquido 70º, a cada troca de turno;
  1.1 Os brinquedos que não puderem ser higienizados com frequência serão recolhidos.

2. Haverá marcações na sala de aula demonstrando o local onde as mesas e cadeiras devem ser posicionadas, respeitando o distanciamento mínimo de 1,5m e proteção acrílica na mesa do professor;
  2.1 Nas turmas da Educação Infantil haverá marcações no piso identificando os espaços de trabalho, assim como proteção de acrílico nas mesas coletivas de atividade.

3. Os livros de leitura poderão ser utilizados em sala de aula e/ou emprestados e serão higienizados e acomodados em estantes separadas, sendo reservados por no mínimo 5 (cinco) dias antes de novos empréstimos.

4. Salas serão mantidas arejadas e com ventilação natural, optando, sempre que possível, pela utilização de espaços externos para as atividades.

5. Será disponibilizado álcool gel 70º para higienização de mãos nas próprias salas de aula.

6. Professores e auxiliares deverão lavar as suas mãos com água e sabão e/ou higienizá-las com álcool gel 70º durante todo o expediente e deverão deixar o ambiente escolar durante a troca de turmas para higienização do ambiente.

7. Evitar que brinquedos e materiais sejam compartilhados pelas crianças, devendo ser desinfectados antes e após o uso. Não será permitido brinquedo trazido de casa.

8. Higienizar computadores, tablets, teclados entre outros, a cada uso.

9. Sempre que possível serão utilizados materiais individuais para cada aluno. Na impossibilidade, os materiais propostos pela atividade serão higienizados com álcool 70º antes do uso.


ALIMENTAÇÃO

1. Os alunos serão orientados a lavarem as suas mãos com água e sabão antes e após as refei-ções, obedecendo o distanciamento, não permitindo aglomerações;
  1.1 As mesas de refeitório estarão identificadas com adesivos orientando os espaços nos quais as crianças não poderão sentar, respeitando o distanciamento de 1,5m;
  1.2 Os intervalos para lanche serão organizados em sistema de rodízio considerando os grupos presentes na escola.

2. Os lanches poderão ser contratados da nutricionista ou trazidos de casa devidamente identificados;
  2.1 Contratar preferencialmente serviço de alimentação da nutricionista que fornecerá lanches das turmas de Berçário ao 5º ano do Ensino Fundamental respeitando as determi nações na RDC 216/2004, Portaria CVS 5/2013 e Comunicado CVS 20/2020- GT Alimen tos/DITEP;
  2.2 Os lanches enviados de casa deverão vir prontos para consumo (frutas descascadas ou picadas, etc) a fim de evitarmos manipulações;
  2.3 Talheres, copos e recipientes são objetos de uso pessoal e devem ser trazidos de casa.

3. Os alunos deverão trazer as suas próprias garrafinhas de água para consumo pessoal. Não será permitido beber diretamente no bebedouro;
  3.1 Haverá apenas uma saída de água no bebedouro coletivo, evitando aglomerações.

4. Mesas, cadeiras e balcões do espaço da alimentação serão higienizados a cada troca de turmas.

5. O distanciamento de 1,5m será respeitado durante as refeições.

6. O momento das refeições será aproveitado para a troca de máscara. Os alunos serão orienta-dos para que a realize adequadamente.


ESPAÇOS EXTERNOS

1. Playgrounds serão desinfectados antes e após cada troca de turno de acordo com a Norma Técnica 22/2020 da Anvisa.


MONITORAMENTO DE CASOS COVID-19

1. Os pais ou responsáveis, alunos e colaboradores que apresentarem qualquer sintoma, deverão:
  1.1 Comunicar a escola e buscar uma Unidade de Saúde mantendo isolamento domiciliar por 14 dias, a partir do início dos sintomas;
  1.2 Após este período o aluno ou colaborador poderá voltar às atividades presenciais; 
  1.3 Caso o diagnóstico seja negativo, o aluno ou colaborador poderá retornar imediata mente;
  1.4 Caso o professor regular da turma esteja em isolamento por suspeita, todos os grupos de referência deste professor deverão ficar em casa para acompanhamento das disciplinas em modelo virtual até que a suspeita seja descartada ou ao fim de 14 dias se positivado;
    1.4.1 Caso o professor especialista da turma esteja em isolamento por suspeita, a disciplina será ministrada em modelo virtual e os alunos continuarão a frequentar a escola normalmente.
  1.5 Se o aluno ou colaborador testar positivo para COVID-19, notificaremos pais e responsáveis dos alunos pertencentes ao grupo e estes serão orientados ao isolamento domiciliar por 14 dias;
  1.6 Caso haja na família (contato domiciliar) caso suspeito, o aluno deverá notificar a Escola e manter isolamento domiciliar, até que seja descartada a suspeita, ou ao fim de 14 dias, se confirmado.


ESPECIFICIDADES UNIDADE PETIT FANTASIA

SALA DE AULA

1. Crianças e colaboradores do Berçário deverão retirar os sapatos na entrada da sala. Sugerimos que sejam utilizadas meias antiderrapantes nos dias mais frios.

2. Os tapetes de atividades serão higienizados antes e após o uso.


SONINHO

1. Berços, camas e carrinhos serão identificados e de uso individual a cada criança que precisardestes itens;
  1.1 Berços, camas e carrinhos serão dispostos respeitando o distanciamento mínimo de 1,5m;
  1.2 Caminhas serão devidamente higienizadas antes e após o uso;
  1.3 Fronhas serão trocadas a cada uso e os kits de berços higienizados ao término da   semana.


HIGIENE/ FRALDÁRIO

1. No momento da higiene pessoal das crianças pequenas, os profissionais deverão utilizar, além de máscara, óculos de proteção ou face shield, luvas e avental de plástico impermeável;   1.1 O profissional deverá higienizar a superfície do trocador antes e após cada troca.

2. Caso a criança apresente coriza (sem outros sintomas associados), os profissionais poderão fazer a higiene nasal usando luvas e lavando as mãos com água e sabão antes e após o contato com a criança.

3. Na primeira etapa da retomada não atenderemos período integral, assim os banhos estão suspensos.


ALIMENTAÇÃO

1. Os cadeirões do Berçário serão higienizados antes e após o uso e serão dispostos respeitando o distanciamento mínimo de 1,5m.

2. Crianças e colaboradores deverão higienizar as mãos antes e após refeições.

3. Os lanches enviados de casa deverão vir prontos para consumo (frutas descascadas ou pica-das, etc) a fim de evitarmos manipulações.

4. Copos, talheres, pratos e demais itens devem ser trazidos de casa e não serão compartilhados.

5. Escovas de dente e creme dental deverão ser enviados em nécessaire dentro da mochila da criança.

6. Chupetas (quando houver) deverão ser enviadas para a escola em caixa plástica própria para chupetas sendo esterilizadas ao final do período ou quando necessário.

7. Mamadeiras (quando houver) deverão ser enviadas para a escola sendo esterilizadas ao final do período ou quando necessário.

8. Leites deverão ser enviados em lata lacrada e receberão anotação da data de abertura. O leite será devolvido à família ou descartado após 30 dias da abertura da lata ou de acordo com instruções da embalagem.


LACTÁRIO

1. A entrada no lactário só será permitida com a vestimenta de jaleco e touca, além da máscara de boca e nariz.

2. A entrada no lactário está restrita aos colaboradores responsáveis pela alimentação.


As medidas de biossegurança são fundamentais para garantir um retorno seguro e um ambiente de troca construtiva.

Araraquara, 25 de março de 2021.