Notícias
img
28/04/2020
Experiência EAD do Sapiens ganha o apoio das famílias e se torna referência na região
Foto: O aluno Henrique Figueiredo, do 5º ano do Ensino Fundamental ao lado dos pais Vanessa e Rui Figueiredo.

Desde que foi decretada a suspensão das aulas presenciais como medida de contenção da pandemia da COVID-19, o Collegium Sapiens, passou a concentrar todos os seus esforços no processo de adaptação das atividades e aulas presenciais para o modo à distância.

Apesar do pouquíssimo tempo que havia para a implementação de um sistema de aulas online partindo do zero, a equipe encarou o desafio. “Foi um momento de avaliar condições e tomar decisões rápidas”, explicou Paulo Braga, mantenedor da escola.

Foi assim que professores, coordenadores, profissionais da área de tecnologia e todos os outros membros da equipe, tanto do setor pedagógico quanto do administrativo da escola, conseguiram fazer com que o Sapiens se tornasse uma referência entre as escolas da região no enfrentamento da crise em tempo recorde.

“Foi um período de intensa dedicação ao aprendizado das ferramentas e das metodologias de ensino à distância, além de inúmeras reuniões online e trocas de experiências entre os professores que se mostraram extremamente engajados, foi lindo de ver”, conta Bárbara Doltrário, coordenadora psicopedagógica do Ensino Médio, na unidade São Carlos.

Para Rodolfo Tacin, responsável pela área de Tecnologia da Informação (TI) no Sapiens, a demanda foi bastante desafiadora, pois a escola havia acabado de concluir a implementação da estrutura física da rede e estava iniciando o processo de familiarização da equipe em relação às ferramentas Google for Education adotadas, inicialmente, com a finalidade de dinamizar as aulas presenciais.

“Tivemos que realizar em duas semanas algo que, em condições normais, levaria alguns meses. Com a implantação completada, podemos planejar os próximos passos que incluem o aprofundamento no uso dos recursos disponíveis. Com isso, os professores terão mais opções técnicas para desenvolver o trabalho pedagógico, o que poderá resultar em aulas ainda mais atraentes”, conclui Tacin.

O envolvimento dos pais foi um ponto crucial para que a transição pudesse se completar de maneira satisfatória, especialmente com as crianças menores que tem menos autonomia no acesso às tecnologias. “As famílias estão lidando com diferentes situações geradas pela crise, ainda assim conseguiram superar as inseguranças e mantiveram-se pacientes e confiantes no trabalho da equipe”, explicou Glaucia Queiroz, coordenadora do Fundamental 1.

A coordenadora conta ainda que os pais não pouparam esforços para oferecer suporte aos pequenos no ingresso ao ambiente virtual, acompanhando as atividades, encorajando as crianças e reforçando a necessidade de manter a conexão com a escola.

Recentemente, o Sapiens perguntou às famílias suas impressões sobre a experiência e os relatos foram os mais motivadores. A maior parte menciona o quanto a rápida adoção das atividades online foi positiva para os alunos, especialmente do ponto de vista emocional e comportamental.

O forte apoio das famílias durante o processo de transição digital do Sapiens despertou o interesse de outras instituições e educadores da região que enxergaram na experiência um exemplo de como encarar a crise.

Para o Sapiens a adaptação deixou grandes lições, entre elas a força do vínculo existente entre professor e aluno e a noção de que a escola é muito mais do que um espaço físico. A equipe constatou ao longo do processo, a necessidade de se baixar a expectativa acadêmica neste momento, em favor do fortalecimento dos laços afetivos que se mostraram ainda mais cruciais durante o enfrentamento da crise.