Notícias
img
18/11/2019
O doce sabor do acolhimento
Iniciativa de aluno sensibiliza colegas e professores no Sapiens Araraquara

Na última terça-feira (12), os alunos do 6º ano do Sapiens Araraquara foram surpreendidos pela iniciativa de um dos mais novos colegas de turma. Luigi Micheletti, que ingressou no Sapiens no início desse ano, decidiu compartilhar um pouco de sua história com os colegas de turma, oferecendo a cada um deles, um pouco do sorvete de Itápolis, sua cidade natal.

A sobremesa conhecida nacionalmente por seu sabor diferenciado, é uma das peculiaridades da cidade localizada há 70 km de Araraquara. Cinara Micheletti, a mãe do estudante, conta que há meses ouvia o filho manifestar o desejo de trazer para os novos amigos um pouco daquilo que ele mais gostava na cidade onde vivia antes de ingressar no colégio.

“Ele dizia que os amigos precisavam experimentar o sorvete e insistia para que eu o ajudasse nessa tarefa, até que quando fomos para Itápolis visitar a família no final de semana, não houve como recusar o pedido”, explica Cinara.

Transportar uma quantidade de sorvete e armazenar até a segunda-feira de aula, não foi uma tarefa tão simples, mas a mãe compreendeu que seria algo muito importante para o Luigi e aproveitou o know-how das sorveterias locais em preparar o sorvete para viagens mais longas para realizar do intento.

A mãe conta ainda que, no princípio, não sabia exatamente o que havia motivado Luigi a desejar tanto compartilhar o sorvete com os amigos e que o descobriu apenas no dia de levar para a escola ao ler a cartinha que ele havia escrito. “(...) hoje chegou o dia, mas antes preciso falar o motivo de querer mostrar aos meus amigos. É querer retribuir o acolhimento que me deram e demonstrar a minha gratidão”.

A coordenadora do Ensino Fundamental do Sapiens Araraquara, Selma Ropelato, conta que ficou surpresa quando Luigi veio pedir permissão para trazer o sorvete à escola e que ficou sensibilizada com o gesto do menino. “Sabemos o quanto é importante esse processo de integração para os alunos que chegam de outros lugares e sempre procuramos estar atentos a isso. O gesto do Luigi emocionou a todos por demonstrar a diferença que isso faz na vida de uma criança ou de um adolescente”.

Sofia, a irmã mais velha de Luigi e aluna do Ensino Médio, também aderiu ao gesto do irmão e compartilhou o sorvete com os colegas de turma. A atitude dos irmãos Micheletti só reforça a ideia de que é preciso estimular as boas relações entre os alunos e que quando compartilhada, a vida é sempre mais saborosa.