Notícias
img
29/05/2019
É hora da Revanche
Pais e responsáveis são recebidos como alunos em aula especial na unidade São Carlos.

Na última sexta-feira (24), a sala de estudos do prédio onde funciona o Ensino Médio do Collegium Sapiens, foi transformada numa espécie de restaurante-escola, para receber pais e responsáveis para uma aula especial. A coordenação, com apoio de uma equipe de colaboradores e professores, preparou um jantar no qual os convidados puderam degustar um cardápio cuidadosamente elaborado, ampliar seus conhecimentos sobre harmonização de cervejas artesanais e ainda conhecer detalhes sobre os processos de fabricação de cervejas, suas categorias, entre outras peculiaridades da bebida e seus ingredientes.

A “aula” foi ministrada pelo professor Luis Fernando Piccin, responsável pela disciplina de matemática no Sapiens há mais de 15 anos, tanto na unidade de São Carlos, como na de Araraquara. Além da atividade que desenvolve no colégio, Piccin, como é conhecido entre os alunos, também é sommelier de cervejas, mestre em estilos pelo Instituto da Cerveja Brasil (ICB) e proprietário da Hausvale, uma distribuidora da cidade, onde divide suas atividades com o também sommelier de cervejas e mestre em estilos, Tiago Lemos Campos, que atua como professor no Collegium Sapiens, ministrando as aulas de física.

Piccin e Tiago puderam contar com a brilhante participação da sommelier de cervejas Sayonara Reis Azevedo, uma ex-aluna do colégio, que retorna à casa após 9 anos da conclusão do ensino médio e já formada em Relações Internacionais pela UNESP, com a tarefa de dar esta aula especial a convite da coordenação da escola. Todos os professores compartilham a boa impressão desta “turma de alunos”. Para eles, os pais e responsáveis superaram as expectativas e se portaram muito bem durante a aula, estando atentos ao conteúdo, participativos e com perguntas inteligentes. “Notamos pelos olhares e expressões, que muitos se surpreenderam com algumas informações e que estavam satisfeitos com a oportunidade de aprender coisas novas.” Conta Tiago.

O cardápio foi assinado por Lucas Sepe Camargo, e Jessica Tugnoli. A dupla orquestrou um desfile de sabores distribuídos entre entrada, prato principal e sobremesa e surpreendeu a todos, tanto pelo cuidado com a elaboração, quanto pela combinação que as cervejas sugeridas proporcionaram ao paladar. Lucas tem formação em gastronomia pela FMU, tendo trabalhado em importantes restaurantes de São Paulo como o “Restaurante Sal” do Chef Henrique Fogaça, o “Tanit” do Chef Oscar Bosch, o “Esquina Mocotó” e o “Balaio” do Chef Rodrigo Oliveira. Jessica é pós-graduada em cozinha brasileira e morou em Vancouver – Canadá, onde passou por diversas cozinhas. Ela também trabalhou em renomados restaurantes paulistanos, montando posteriormente, sua própria casa de tortas artesanais.

A notada presença de uma maioria feminina deixou claro que a degustação de cervejas é um assunto que ultrapassou, há tempos, a barreira de gênero. Sayonara, que atua há alguns anos no ramo, explica que a maior parte das pessoas que trabalham como sommelier de cervejas, são mulheres. “Nós costumamos ter uma percepção mais apurada de aromas e paladares”. Justifica a profissional.

Ao final da experiência, todos saíram satisfeitos com os novos aprendizados adquiridos e com a perfeição da organização em todos os quesitos, evidenciando que a primeira edição do “É hora da revanche” foi um grande sucesso.

Josué Carlos Marra Sepe, coordenador do Ensino Médio da unidade de São Carlos, responsável pelo evento idealizado em conjunto com os alunos e professores, explica que este pretende ser o primeiro de vários outros encontros. “A ideia é trazer os pais e responsáveis para a escola, para que possam experimentar um pouco do ambiente que os filhos frequentam diariamente, conhecendo professores, colaboradores e todas as pessoas com as quais seus filhos convivem, para que possam estar em sintonia conosco no processo de aprendizado dos alunos.” Josué adianta ainda, que entre os próximos temas das aulas estão cinema e fotografia, entre outras propostas. Para nós, resta aguardar as boas surpresas.